CuidAUdos

Os Pets e a Dedetização

A dedetização não só proporciona um ambiente higienizado como o mantém por muitos meses. Porém, ainda há muitas dúvidas acerca seus efeitos em pessoas e animais. Esta entrevista com Edivaldo Mucci Berger, da DD Dedetizadora e Desentupidora, vem esclarecer as dúvidas mais comuns e confirma que a dedetização não só ajuda a manter a limpeza do ambiente como às vezes é necessária, como em infestações de carrapatos e pulgas que, muitas vezes, colocam em risco a vida de nossos queridos animais.

OS PETS E A DEDETIZAÇÃO
Quais as precauções que devemos tomar ao dedetizar uma residência? Por exemplo, devemos cobrir ou guardar objetos expostos?
Em uma desinsetização, não deixe nenhum alimento exposto nem materiais de higiene pessoal, tais como papel higiênico, aparelho de barbear, toalhas etc.

Como proceder com os utensílios que forem expostos durante a dedetização, desde panelas até o corrimão de uma escada?
Todos os alimentos que ficaram expostos aos produtos deverão ser descartados, porém louças em geral fazer uma higienização com água e sabão, e no chão passar somente um pano úmido com água, na primeira semana após a dedetização.

Quanto tempo é preciso deixar o ambiente desocupado?
O recomendado é de 03 a 06 horas.

Quais os cuidados para que possamos voltar em segurança para casa? Devemos fazer uma limpeza antes?
Sim, a desinsetização deve ser feita em um ambiente limpo. Para voltar em segurança, deixe a casa bem arejada e passe um pano úmido no chão quando for retornar, ressaltando que é somente com água, pois os produtos químicos retiram o residual do produto.

EMPRESA ECOLOGICAMENTE CORRETA
E nossos animais, como limpar seus ambientes, visto que são mais sensíveis e curiosos em relação a cheiros?
Depois da desinsetização, em primeiro lugar, fazer a limpeza no local aonde o animal costuma ficar, passando um pano com água no chão. Se, contudo, seu animal for muito sensível, o cloro retira todo e qualquer resíduo do veneno que porventura ainda estiver no local.

Quais os perigos da dedetização nos jardins? O veneno pode prejudicar as plantas? E quanto ao perigo para os animais, que normalmente passeiam por ali e muitas vezes comem a grama?
Não há problema em fazer a desinsetização no jardim porque os produtos são biodegradáveis e não prejudicam o ambiente, os mesmos produtos são aplicados em hospitais e farmácias.

A desratização é perigosa para os animais?
O raticida utilizado pela DD só é eficaz contra roedores, caso outro animal consuma um raticida será necessário uma grande quantidade para que ele passe mal, mais especificamente 1/3 do peso desse animal.

Em uma infestação de carrapatos, como é feita a dedetização e quais os procedimentos a tomar depois?
O primeiro passo é cuidar do animal; o procedimento dessa dedetização é o mesmo da desinsetização comum, só que o inseticida é especifico para carrapatos.Se ainda tiver dúvidas, A DD coloca-se à disposição para maiores informações.